Radiehl Consultório Odontológico

CLAREAMENTO

O QUE É?

Clareamento dental é o nome dado aos procedimentos que visam modificar a cor dos dentes vitais, deixando-os mais claros. Precisa ser orientado, realizado e acompanhado por um Cirurgião-Dentista, que inicialmente deve fazer uma avaliação das condições gerais da saúde bucal do paciente. Caso identifique problemas como cáries, gengivite, periodontite etc., a indicação é que estes sejam tratados antes do início do clareamento.

É importante salientar que o objetivo desta técnica é clarear os dentes, e não branqueá-los. Isto porque a matiz que gera a cor dos dentes não pode ser alterada, apenas atenuada. Além disso, é contraindicada a realização de tratamentos vendidos pela internet ou efetuados por pessoas sem a devida habilitação, pois há riscos de ocasionar danos aos dentes, aos tecidos moles da boca, e até mesmo ao aparelho digestivo pela deglutição sem controle dos agentes clareadores.

INDICAÇÕES

Este tratamento é realizado em pacientes que desejam clarear os dentes.

VANTAGENS

  • Resgate da autoestima.
  • Resultados ótimos ou satisfatórios para 90% dos pacientes.
  • No caso do tratamento misto, é uma opção mais prática, menos agressiva e mais segura para a saúde dos dentes.

TENHO INTERESSE. POR ONDE COMEÇO?

Primeiramente, o paciente deve realizar uma avaliação das condições gerais da saúde bucal com o Dentista. Caso identifique problemas como cáries, gengivite, periodontite etc., a indicação é que estes sejam tratados antes do início do clareamento.

Existem 3 métodos para clarear os dentes vitais: caseiro, a laser e misto. Este último é o mais indicado atualmente pelos estudos e pesquisas. Como funcionam:

  • Clareamento Misto: são realizadas 2 sessões de aplicação de laser em consultório com Dentista, com intervalo de 7 a 10 dias entre elas. São utilizados produtos semelhantes aos do clareamento caseiro, porém em maior concentração. Após, em casa, o paciente faz um reforço por 5 dias utilizando moldeiras feitas sob medida com um agente clareador.
  • Clareamento a Laser: são realizadas 2 sessões de aplicação de laser em consultório, com intervalo de 7 a 10 dias entre elas. São utilizados produtos semelhantes aos do clareamento caseiro, mas em maior concentração.
  • Clareamento Caseiro: o paciente utiliza moldeiras feitas sob medida com um agente clareador, por um período determinado pelo Dentista. É menos recomendado atualmente devido ao tempo prolongado de uso do agente clareador, que pode favorecer o surgimento de irritação da gengiva e tecidos moles, bem como de sensibilidade nos dentes.

CUIDADOS

Durante o tratamento, além da higiene bucal habitual, o paciente deverá fazer a escovação com creme dental para dentes sensíveis, e utilizar enxaguante bucal com/sem flúor para minimizar a sensibilidade.

Recomenda-se que evite os seguintes alimentos ou realize a higiene bucal após consumi-los, tanto no período do tratamento quanto depois (para manutenção dos resultados por mais tempo): chás, cafés, refrigerantes de cola ou uva, shoyu, doces com muito corante, alimentos ácidos (como limão, laranja e abacaxi), entre outras bebidas e comidas escuras ou de tonalidades fortes.

Rolar para cima