Radiehl Consultório Odontológico

EXTRAÇÃO

O QUE É?

A extração dentária (ou exodontia) é o procedimento de remoção de um dente, seja de leite ou permanente. É um dos processos cirúrgicos mais antigos da história, e com o avanço das técnicas e das tecnologias, este tratamento tende a ser relativamente simples e comum – desde que realizado, orientado e acompanhado por profissionais capacitados. Além disso, diferentemente de como era conduzido antigamente, a extração deve ser considerada como o último recurso para solução dos casos, pois os dentes naturais são, quase sempre, mais eficientes do que as próteses.

INDICAÇÕES

A necessidade da extração dentária deve ser avaliada por um Dentista, considerando ser o último recurso para a solução de problemas. Contudo, em crianças, normalmente a retirada é realizada por questões de espaço ou para que os definitivos não nasçam desalinhados, e por vezes podem envolver dentes de leite saudáveis. Já em adultos, a extração pode ser recomendada em casos como:

  • Infecções.
  • Necrose pulpar.
  • Cáries severas, que podem danificar o dente inteiro.
  • Perda óssea severa.
  • Dentes fraturados, supranumerários, inclusos, semi-inclusos ou impactados.
  • Indicações protéticas.
  • Indicações ortodônticas.

VANTAGENS

Os benefícios desse procedimento dependem dos objetivos do paciente e do Dentista. Por exemplo, em casos de infecções, necrose pulpar e cáries profundas, a extração é indicada para a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. Em tratamentos ortodônticos, pode auxiliar na organização da arcada dentária, visando especialmente a criação de espaços para a movimentação dos demais dentes.

TENHO INTERESSE. POR ONDE COMEÇO?

Entre em contato com nossos consultórios e agende sua avaliação com o Dr. Roberto A. Diehl! (51) 99558.4840

CUIDADOS

Após a remoção de um ou mais dentes, é recomendado que o paciente siga as instruções pré e pós-operatórias indicadas pelo Dentista, como por exemplo: fazer uso de gelo e repousar, se possível, no primeiro dia; priorizar o consumo de alimentos líquidos ou pastosos, em temperatura morna ou fria por 2 dias; evitar a prática de exercícios físicos ou atividades que requeiram uso de força por 7 dias; manter a rotina de higiene bucal, seguindo as orientações do Dentista para a limpeza do local onde a retirada foi realizada.

Rolar para cima