Implantes
O QUE SÃO?
Implantes são dispositivos que servem para substituir a raiz de um dente. Feitos normalmente em titânio, se parecem com um pino (ou parafuso) e são colocados dentro do tecido ósseo e da gengiva, ficando invisíveis aos nossos olhos. Sobre eles, o Dentista poderá colocar uma coroa substituta, chamada de prótese dentária.
O titânio é o material utilizado devido à sua biocompatibilidade. Existem diversas empresas que fabricam este material, e em nossos consultórios optamos por trabalhar somente com as marcas Straumann® e Neodent®, líderes global e nacional em implantes, respectivamente.
A prótese dentária é aparente, e por isso tem cor, textura e transparência similares às dos dentes naturais. Os materiais de confecção com os quais atuamos são as cerâmicas, que oferecem maior durabilidade, resistência e qualidade estética.
Trata-se de um procedimento normalmente feito com anestesia local (e, por isso, indolor), realizado em poucos minutos no consultório.
INDICAÇÕES
Implantes dentários são a melhor e mais duradoura alternativa para reposição de um ou mais dentes ausentes ou muito comprometidos. Perdas e danos aos dentes podem ocorrer com qualquer pessoa, em qualquer idade, por diversos motivos: tratamentos anteriores não adequados, cáries profundas, infecções, perda óssea, fraturas etc.
Além dos prejuízos estéticos (insegurança, vergonha, baixa autoestima), a perda de dentes pode afetar também a fala, a mastigação e a digestão.
VANTAGENS
- Melhoria da função mastigatória, incluindo na sensibilidade e gosto dos alimentos.
- Devolução da autoestima e da confiança ao sorrir, que geralmente ficam abaladas com a perda dentária.
- Longevidade dos resultados para pacientes que realizam adequada higiene bucal e realizam acompanhamento periódico com Dentista.
- Em caso de reposição de todos os dentes de uma arcada, uma prótese protocolo é colocada sobre 4 a 6 implantes. Ela se assemelha a uma dentadura, mas com a vantagem de ser fixa e de não ter placa acrílica no céu da boca.
TENHO INTERESSE. POR ONDE COMEÇO?
- Avaliação e Solicitação de Exames
O primeiro passo em direção ao seu novo sorriso é realizar uma consulta de avaliação com o Dr. Roberto A. Diehl. Neste atendimento, ele ouvirá suas necessidades e desejos de melhoria, fará um exame clínico para analisar o local onde será feita a implantação, realizará um escaneamento intraoral com iTero® e solicitará uma tomografia computadorizada. Este último exame é imprescindível para avaliação da parte óssea do paciente e identificação da necessidade (ou não) de colocação de enxerto ósseo.
- Apresentação do Plano de Tratamento
Com o exame de tomografia pronto e entregue, o Dr. Roberto A. Diehl apresentará as opções de tratamento disponíveis para o seu caso. Assim, você saberá detalhadamente como este ocorrerá, qual o tempo estimado para sua conclusão, o investimento a ser feito no seu sorriso, além de esclarecer todas as suas dúvidas!
- Início e Etapas do Tratamento
O tratamento com implantes tem de 2 a 3 fases:
- Fase de enxertia óssea: quando a tomografia mostra que não há estrutura óssea suficiente para sustentação de um implante, será realizada a enxertia óssea. Este procedimento poderá ocorrer antes da fase de implantodontia (com intervalo de 6 meses entre elas) ou concomitantemente, caso seja possível.
- Fase de implantodontia: se o paciente não necessitar de enxertia óssea ou se este procedimento puder ser feito no mesmo momento desta fase, realiza-se a colocação do implante. Este será “encaixado” no tecido ósseo, ocupando o espaço da raiz do dente. Após 45 a 240 dias, dependendo do planejamento e do modelo do implante, o paciente retorna para a reabertura do implante (exposição da “cabeça” do implante, onde será encaixada a prótese) e, então, segue para a última fase do tratamento.
- Fase protética: nesta etapa, serão confeccionados os dentes “postiços”. Normalmente são feitas de 2 a 4 consultas para que o trabalho seja entregue no tamanho, formato e cor desejados pelo paciente!
CUIDADOS
Nas etapas de enxertia óssea e implantodontia, é recomendado que o paciente siga as orientações pré e pós-operatórias indicadas pelo Dentista, como por exemplo: fazer uso de gelo e repousar, se possível, no primeiro dia; priorizar o consumo de alimentos líquidos ou pastosos, em temperatura morna ou fria por 2 dias; evitar a prática de exercícios físicos ou que requeiram uso de força por 7 dias.
Durante e após o término do tratamento, é fundamental que o paciente mantenha os cuidados de higiene recomendados, como escovação após as refeições, uso diário de fio dental e enxaguante bucal. Além disso, pelo menos a cada 6 meses, deverá ser realizada a profilaxia dentária (limpeza) em consultório, e anualmente uma radiografia para avaliar se não está ocorrendo perda óssea – que pode levar à perda do implante.
CASOS CLÍNICOS*
REABILITAÇÃO FUNCIONAL E ESTÉTICA COM IMPLANTES + PRÓTESE EM METALOCERÂMICA INDIVIDUAIS
REABILITAÇÃO TOTAL DA ARCADA SUPERIOR COM PRÓTESE FIXA (PROTOCOLO) SOBRE 6 IMPLANTES
*As imagens são meramente ilustrativas, pois os resultados podem variar de acordo com o caso clínico, as técnicas e os procedimentos realizados individualmente. Assim, não podem ser reproduzidos/aplicados em todos os pacientes. A utilização destas imagens fica restrita à autorização expressa, sendo vedada a reprodução por terceiros.