PRÓTESES
O QUE SÃO?
As próteses são dentes artificiais, feitos em laboratório, que substituem dentes naturais que foram perdidos, danificados ou removidos. Além de terem uma função estética importante, também ajudam a devolver boa parte da capacidade mastigatória do paciente.
Quando substituem todos os dentes de uma arcada dentária, são chamadas de próteses totais; quando repõem somente um ou alguns dentes, levam o nome de parciais. Elas podem ser fixas, quando são colocadas sobre implantes ou dentes e raízes remanescentes; ou removíveis, quando podem ser colocadas e retiradas pelo próprio paciente a qualquer momento.
INDICAÇÕES
As próteses podem ser utilizadas por qualquer pessoa que tenha sofrido uma perda ou fratura dentária. Geralmente estes danos ocorrem por motivos como cáries extensas, doença periodontal, troca de dente de leite por permanente que não ocorreu (devido à sua ausência), trauma por impactos severos, entre outros.
A falta de um ou mais dentes podem acarretar problemas na mastigação, desalinhamento do sorriso, dores nos músculos da face e nas articulações temporomandibulares, ruídos e alterações durante a abertura e o fechamento da boca, além de afetar a confiança e autoestima em muitos casos.
Além disso, tratamentos com próteses convencionais são recomendados para pacientes que não tem condição óssea para a colocação de implantes ou que possuem alguma doença específica que contraindique procedimentos mais invasivos.
VANTAGENS
- Melhorar a função mastigatória e a fala nos casos em que estas foram afetadas pela perda dentária.
- Evitar lesões na gengiva decorrentes da exposição do local onde o dente estava.
- Retomar a qualidade de vida e a confiança ao sorrir.
TENHO INTERESSE. POR ONDE COMEÇO?
Uma vez que existem diversos tipos de próteses, é fundamental que o paciente realize uma avaliação com Dentista: ele lhe examinará, compreenderá o caso, entenderá suas expectativas e necessidades, para então determinar quais são os tratamentos indicados ou possíveis para seu caso.
Durante a produção das próteses, paciente e Dentista trabalharão juntos para definirem questões estéticas do trabalho como formato, aparência, tamanho e cor.
CUIDADOS
Boas práticas de higiene bucal devem ser mantidas para a preservação de dentes remanescentes para evitar novas perdas – especialmente quando as próteses são realizadas sobre outros dentes: realizar a escovação após as refeições, usar fio dental diariamente, e realizar a profilaxia dentária (limpeza) em consultório pelo menos a cada 6 meses.