SISOS
O QUE SÃO?
Os dentes do siso (ou terceiros molares) são os últimos a irromperem da gengiva. No período pré-histórico, a base do cardápio humano incluía alimentos crus e duros, fazendo-se necessária uma arcada dentária diferenciada. Com o surgimento do fogo, muitas comidas passaram a ser consumidas cozidas, tornando a alimentação mais macia. Com a evolução, cada vez mais pessoas nascem sem estes dentes nos dias de hoje.
Para saber se possui ou não estes dentes, o paciente pode fazer uma radiografia a partir dos 10 anos.
INDICAÇÕES
Ao contrário do que muitos pensam, a extração dos terceiros molares nem sempre é necessária. A avaliação da permanência ou da remoção de sisos deve ser feita pelo Dentista, que indicará o tratamento quando não houver espaço para a erupção dos dentes, ou na presença de dor ou inflamação.
VANTAGENS
Na ocorrência de dor ou inflamação, a extração visa manter a saúde e o bem-estar do paciente. Em casos que não há espaço para a erupção do dente do siso, a remoção pode prevenir também inflamações ou infecções gengivais recorrentes, e até mesmo infecções e tumores ósseos.
TENHO INTERESSE. POR ONDE COMEÇO?
Entre em contato com nossos consultórios e agende sua avaliação com o Dr. Roberto A. Diehl! (51) 99558.4840
CUIDADOS
As extrações de sisos devem ser muito bem avaliadas (tanto através do exame clínico quanto por exames de imagens) e realizadas por profissionais capacitados, com uso de medicações específicas antes e depois da cirurgia. Além disso, é fundamental que o paciente siga as instruções pré e pós-operatórias para que o procedimento transcorra da melhor forma, e para a obtenção dos melhores resultados.